Precatório
O que é precatório?
Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias, fundações e universidades, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva. O precatório é expedido pelo presidente do tribunal onde o processo tramitou, após solicitação do juiz responsável pela condenação.
Cabe aos Tribunais de Justiça Estaduais organizar e manter as filas de precatórios devidos pelo estado e pelos municípios que estão sob sua jurisdição. Ao expedir a ordem de pagamento contra a Fazenda Pública, o tribunal dá início a um processo de precatório, que recebe numeração própria e é incluído em lista organizada de acordo com a ordem cronológica e prioridades, seguindo as normas legais. No Estado de São Paulo, esse trabalho é realizado pela Diretoria de Execuções de Precatórios e Cálculos do TJSP (Depre).
Quando o pagamento é disponibilizado, a Depre deposita o valor em uma conta vinculada ao processo na origem e o levantamento da quantia ocorrerá no juízo onde tramitou a ação, por meio da expedição do chamado “Mandado de Levantamento”, feito em nome do advogado da parte. Na Capital, esse trâmite ocorre na Unidade de Processamento das Execuções Contra a Fazenda Pública (Upefaz). Nesta fase, são verificadas eventuais contestações da correção dos valores, habilitações de herdeiros, cessões de crédito etc.

Lista de serviços
-
DECISÃO JUDICIALItem de lista 1
Parte vence ação contra Estado, Município ou Autarquia.
-
EMISSÃOItem de lista 2
A Diretoria de Precatório (Depre) do TJSP emite o precatório com uma numeração específica.
-
FILA / ORDEM CRONOLÓGICAItem de lista 3
O Depre organiza as listas de precatórios para pagamento.
-
PAGAMENTO / EXPEDIÇÃO DA GUIAItem de lista 4
Quando o órgão devedor paga o Precatório, deve-se peticionar no processo o pedido de levantamento e aguardar que se expeça a guia de levantamento.
-
RECEBIMENTO
Após todo o longo processo e sem falar da morosidade no pagamento por parte dos estados e municípios, com o MLJ em mãos o advogado representante da parte dá entrada no Banco do Brasil, estando tudo certo, o dinheiro será depositado diretamente em conta corrente do beneficiário.